segunda-feira, 1 de abril de 2013

"Tiradas do Baú"


O médico Quilon Peixoto Farias (PSD) foi prefeito de Icó duas vezes. O seu filho foi vice-prefeito no mandato passado, no chamado "governo da união", considerado por muitos como um projeto falido e apodrecido.

Quilon sempre se cercou por maus auxiliares, inclusive por membros de sua família. Basta ver a gestão desastrosa que fez quando o seu genro, o advogado Fernando da Escóssia, era tido como uma espécie de  primeiro-ministro icoense, acumulando funções das mais diversas no seio da administração municipal.

Na atual gestão, o prefeito Jaime Júnior (DEM) optou por se cercar de pessoas preparadas, técnicas, cada um exercendo a função dentro de sua especialidade, tanto administrativamente, quanto profissional.

Quilon e o seu filho tiveram a chance. Se uniram com outra família, que é também tradicional, não nos resta dúvida. Rompeu com alguns membros de sua própria família, que não comungaram e não se calaram com a dita "união pelo o Icó", sacramentada em 2008.

Perderam a eleição passada, continuam usando o seu Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, como palanque eleitoral, e não mudam o discurso, que já está ultrapassado e que vem desde a época da Ditadura Militar.

A política é a arte da renovação. Hoje, são novos pensamentos. A política se modernizou, inclusive por aqui nesta terra abençoada por Deus e que foi libertada de alguns que insistiam em se perpetuar no poder. Enfim, parafraseando o advogado e blogueiro Fabrício Moreira, durante a eleição municipal de 1996, "o poder que se não renova apodrece", o que concordamos em número, gênero e grau.

Se fizermos um balanço da atual equipe governamental de Icó perceberemos que aquela parte da família do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, que não conseguiu segui-lo nas duas últimas eleições municipais, tendo o seu genitor candidato duas vezes ao cargo de vice-prefeito, hoje se destacam no atual governo. Estas pessoas jamais tiveram a oportunidade de servir ao povo icoense, justamente porque nunca tiveram chance. E aí bastou o prefeito Jaime Júnior assumir o poder para serem reconhecidos.

Senão vejamos: Matheus Monteiro Bizarria é o atual diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), João Farias (Joãozinho) é um dos procuradores do município, este escriba que carrega o sobrenome Farias em sua certidão de nascimento é o assessor de Comunicação e Imprensa (Ascom), da Prefeitura Municipal de Icó, Moisés - filho de Edmir Peixoto (Piolho) - está lotado no gabinete do prefeito, sendo um dos colaboradores do chefe de gabinete, Dr. Manuel Guedes, que aliás também teve a sua infância toda vivida entre a família Peixoto Farias, como se pertencesse a ela. E por aí...

Por este motivo, sem medo de dizer, afirmo: foi o prefeito Jaime Júnior que primeiro me deu a oportunidade de mostrar o meu talento como jornalista aqui na minha terra natal. Marchei com ele em três oportunidades. Estou com ele para o que der e vier. Afinal, defendo o governo intransigentemente porque confio nele, no homem público que é e na sua capacidade administrativa de bem gerenciar a coisa pública.

A tempestade de início de governo, até porque arruinaram este município, todo mundo sabe disso, vai passar. Tenho certeza disso.