quinta-feira, 14 de março de 2013

Viva o novo Papa, que traz o nome de São Francisco Xavier!


Em conversa bastante descontraída com o amigo Carlinhos do Terço dos Homens e com o presidente municipal do PCdoB, Willame Sarmento, na noite da última quarta-feira (13), fiquei surpreso com a quantidade de informações que os dois possuem sobre a Igreja Católica.

A conversa girou em torno da eleição do novo Papa ocorrida também ontem. Carlinhos explicou todos os procedimentos que são realizados para que o mundo tenha um Papa. Ele explanou sobre Pontificados passados e o novo desafio que Francisco I, da Argentina, terá pela frente.

Fiquei triste porque o brasileiro que estava sendo cotado não foi escolhido. Fiquei triste porque o Brasil já merecia ter um Papa, afinal somos o maior País em termos de católicos. Mas fiquei feliz porque o novo Papa é da América do Sul. É da Argentina, bem vizinha ao Brasil. E esperamos que Francisco I faça valer todos os seus desafios daqui para frente.

Também fiquei imensamente feliz porque o Francisco que ele batizou no nome de seu Pontificado é o São Francisco Xavier. Não diz respeito ao São Francisco de Assis, como todos nós brasileiros estamos acostumados a ouvir por aqui. Não é o São Francisco de Assis de Canindé. É realmente São Francisco Xavier, um santo que virou nome de Papa desde ontem e que tenho a felicidade de carregar o seu sobrenome no meu também: Voltaire XAVIER.

Pois bem! Como já disse, será grande o desafio para o Papa Francisco I, homem que emergiu a fumaça branca. Desejo muita visão e força para conduzir a Igreja neste mundo tão moderno.