segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Vamos correr contra o fumo!"


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a segunda principal causa de mortalidade no mundo e responde por uma em cada dez mortes registradas entre adultos. Para alertar a população sobre os malefícios causados pelo cigarro, acontece no próximo dia 26 de agosto, a Corrida Cearense contra o Fumo 2012.

A largada será às 7h, no Anfiteatro do Parque do Cocó, com concentração dos atletas a partir das 6h. A realização é da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT) e faz parte da Campanha do Dia Nacional de combate ao tabagismo.

Com o tema “Respire esporte, respire vida”, a ação quer sensibilizar e mobilizar a sociedade para os danos físicos, sociais, econômicos e ambientais do tabagismo, além de estimular a prática de esportes e os cuidados com o meio ambiente. Na prova, haverá dois percursos, um de 5Km e outro de 10km.

Nesta edição, o evento traz uma novidade, o Desafio Respire Vida, onde dois fumantes foram selecionados, em maio,  com a proposta de abandonar o vício e se condicionar fisicamente para a Corrida contra o Fumo. João Batista e Francilene estão sendo treinados pelo educador físico Júnior Alves, três vezes por semana. Já na reta final, a dupla comemora a luta contra a dependência e já sente as melhorias na saúde no dia a dia. Empolgados, eles garantem que vão conseguir cumprir a prova. 

A pneumologista Penha Uchoa, coordenadora da comissão de Tabagismo da SCPCT, considera o desafio Respire Vida um exemplo e explica que a iniciativa serve como estímulo para que as pessoas tenham a coragem de lutar contra a dependência do tabaco. A médica reforça que aproveitando a oportunidade do ano olímpico, a Corrida Contra o Fumo quer incentivar a população cearense a incorporar hábitos saudáveis, como praticar esportes, a fim de preservar sua saúde e qualidade de vida.

Mil pessoas devem participar da prova. As inscrições podem ser realizadas em todas as lojas STALKER ou através da internet no site www.scpt.org.br, até o dia 20 de agosto.

Serviço: Corrida Cearense contra o Fumo 2012
Dia: 26 de agosto 2012
Largada: 7h, no Anfiteatro do Parque do Cocó, concentração a partir das 6h.
Inscrições até o dia 20 de agosto nas lojas STALKER ou pelo site www.scpt.org.br
Informações: (85) 3087.6261

# Texto e imagem enviados para o Blog, por email, pelos jornalistas Rodrigo Neto e Márcia Catunda, da Inove Comunicação.