segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Tiradas do Baú"

Quem não se lembra da quebra de "panelas" na eleição icoense de 1989? Pois é!

Durante a eleição de 1989, quando o Icó teve como seus principais concorrentes, os ex-prefeitos Oriel Nunes e Quilon Peixoto Farias (PSD), atuais aliados de primeira hora, a residência dos Peixotos, localizada na Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande), foi terminantemente apedrejada pelo grupo vitorioso de então. 

Assim que saiu o resultado daquela eleição, vencida pelo agricultor Oriel Nunes, os seus seguidores logo resolveram quebrar uma enorme "panela" na residência onde mora a senhora Edvalda Peixoto, irmã do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, derrotado à época por uma esmagadora diferença de votos.

A tradição da "panela" representava, naquela ocasião, a mudança que o Icó almejava, após longo domínio político da família Monteiro e até mesmo por um mandato terminado do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias.

A vitória de Oriel Nunes representava uma verdadeira mudança nos rumos da administração municipal. Segundo alguns de seus apoiadores, representava o povo no poder e novas lideranças políticas a frente da Prefeitura Municipal de Icó.

Hoje, o filho de Oriel Nunes é o atual prefeito de Icó, o empresário Marcos Nunes (PMDB), candidatíssimo a reeleição. Já o seu vice-prefeito é o filho do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, o administrador Charles Peixoto (PSD), que disputa o mesmo cargo público nesse ano. Os pais foram ferrenhos adversários no passado. Hoje, os seus filhos são aliados, buscando nesse ano vencerem o pleito eleitoral pela segunda vez.

Por sua vez, a tradição da "panela" não existe mais. E a moradora mais ilustre do Solar dos Peixotos, pessoa que estimo muito, permanece lá residindo, recebendo a todos e a família da melhor forma possível. Dona Edvalda é pessoa do bem e hoje vota pela mudança. Desde 2008 que segue a candidatura da oposição, votando contra a chapa que tem inclusive um sobrinho na disputa.

Dona Edvalda, contudo, mantém a coerência política juntamente com a sua família. Quando falo em família, falo em filhas, netos e bisnetos. O restante são parentes e aderentes. Pois muito bem! Esta mulher guerreira e de fibra está mudando de idade nessa segunda-feira (20). Desejamos tudo de bom e vida em abundância. Que Deus possa iluminar cada objetivo dessa brilhante mulher, que é inclusive madrinha de batismo de minha irmã Natacha Xavier. Tim, tim para ela!

Por fim, esperamos, tão somente, que os políticos icoenses respeitem a decisão da democracia. Que a "panela" em 2012 seja quebrada. E que o Icó se liberte de uma geração que já dura 16 anos no poder (pai, filho duas vezes e filho uma vez).