segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Tiradas do Baú"

Uma das poucas coisas boas da gestão Cardoso Mota (PSB) a frente da Prefeitura Municipal de Icó foi a implantação do Núcleo de Música Sobrado Preta. Em parceria com o Governo do Ceará, a escola foi inaugurada sob o mandato da ex-secretária de Cultura e Turismo, Jequélia Alcântara.

Fica localizada no Sobrado Canela Preta, bem no Largo do Theberge, no sítio histórico de Icó. Reúne adolescentes, jovens e pessoas da terceira idade que querem aprender música de qualidade. É bastante equipado e bem organizado.

No último dia 01 de agosto, a escola de música iniciou as suas atividades referentes ao segundo semestre de 2012, com bastante expectativa de que terá êxito em sua jornada. No dia 08 de dezembro está programada uma grande festa, no Teatro da Ribeira dos Icós, para encerrar o ano com chave de ouro.

Antes, o Núcleo de Música possuía professores de fora, agora a oportunidade é dada a professores locais, que sempre estão se capacitando e participando de festivais estaduais, a exemplo do que ocorreu recentemente no Festival de Música da Ibiapaba. 

Atualmente, o coordenador da escola é o músico Daniel Bruno, da Banda Kaoss, que sempre está renovando e inovando. É um dos poucos órgãos da administração municipal que funciona a contento e muito disso se deve ao trabalho abnegado desse profissional.

Criado no seio do governo Cardoso Mota, hoje o Núcleo de Música tem vida própria. Mas, infelizmente, falta mais investimento e apoio por parte dos órgãos culturais. É um projeto que deu certo e que precisa seguir adiante.

É um projeto digno de aplausos e que é orgulho para a juventude icoense. É um dos poucos programas culturais que são destaques no município. É reconhecido no Ceará todo e, para tanto, merece ser registrado aqui.

Esperamos que continuem com esse trabalho sério e comprometido com os reais anseios da classe cultural de Icó. É um projeto que, independentemente de posição e cor partidária, merece ter continuidade em qualquer governo. Afinal, tudo o que é bom deve ser continuado. Sabe por que?

Porque os prefeitos e os governos passam. Mas a população, as obras e os projetos ficam. É assim que se deve governar.