segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Blog Perfil"

Roberto Cláudio (candidato a prefeito de Fortaleza), Paulo Sadat Oliveira (entrevistado e candidato a vereador de Fortaleza), Gaudêncio Lucena (candidato a vice-prefeito de Fortaleza), Domingos Neto (deputado federal) e Paulo Oliveira (jornalista e apresentador da TV Diário) 

Por email, entrevistamos o jornalista Paulo Sadat Oliveira, ele que é candidato a vereador de Fortaleza pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda presidida no Ceará pelo governador Cid Ferreira Gomes. Ele é o destaque dessa segunda-feira (20), aqui no quadro semanal "Blog Perfil", cujo propósito é entrevistar profissionais de imprensa ora atuantes no jornalismo cearense. Paulo Sadat Oliveira durante muito tempo foi repórter policial na TV Diário, onde vez por outra apresentava os programas policiais da Casa, substituindo os seus titulares. É filho do comunicador Paulo Oliveira, dono da maior audiência radiofônica e televisiva do Estado, considerado um ícone da nossa comunicação. Paulo Sadat Oliveira é, sem sombra de dúvidas, um dos candidatos a vereador da Capital com reais chances de vitória no dia 07 de outubro. É jovem, tem espírito guerreiro e é cheio de atitude para transformar a política fortalezense, injetando sangue novo e renovando a Câmara Municipal. Com você, caro leitor, a entrevista exclusiva concedida pelo colega e candidato a vereador Paulo Sadat Oliveira ao nosso Blog. Confira abaixo!

Blog - Nos fale um pouco sobre a sua infância e adolescência.

Paulo Sadat Oliveira - Tive uma infância cheia de vida, onde adorava brincar com meus irmãos e primos. Sempre fui muito família e estar com eles eram os melhores momentos. Durante minha vida inteira vivi quase que exclusivamente para os estudos e para o esporte, aos 10 anos me dediquei ao hipismo. Na adolescência tive a oportunidade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, onde passei um ano e meio estudando inglês e construindo um laço de amizade que mantenho até hoje. E sempre costumo dizer que tenho dois pais, um brasileiro e um americano.

Blog - Como é ser filho do comunicador e radialista Paulo Oliveira, um ícone da comunicação cearense?

Paulo Sadat Oliveira - Meu pai sempre foi um exemplo pra mim. Minha inspiração. Desde pequeno eu o vejo saindo de casa ainda na madrugada para trabalhar, exatamente às 3h30. Ele ama fazer o trabalho e isso me deixava entusiasmado. Quando podia eu o acompanhava e ouvia fazer reclamações sobre os problemas da cidade e isso me fez querer trabalhar de perto com a realidade, por isso o interesse em ser repórter.

Blog - Como é atuar com o jornalismo policial, tendo em vista o grande trabalho que realizou nos tempos em que trabalhava nos noticiosos policiais da TV Diário?

Paulo Sadat Oliveira - Entrei porque meu pai também foi repórter policial e quis seguir os passos dele. Foi uma experiência fantástica onde pude conhecer a realidade das comunidades, onde as pessoas infelizmente vivenciam todos os dias a criminalidade na suas portas e a falta de assistência por parte dos órgãos públicos. Foi uma fase muito boa e espero um dia poder voltar com esse trabalho, porque me faz muita falta. Devido essa realidade, que busco hoje um compromisso para ajudar a diminuir essa cruel realidade.

Blog - O que te motivou a sair candidato a vereador de Fortaleza nesse ano? E por que?

Paulo Sadat Oliveira - Primeiramente a vontade de mudar a realidade dos inúmeros problemas de Fortaleza, que infelizmente presenciei de perto. Esse ano juntamente com minha família tomei essa decisão, porque sinto que nesse momento sou capaz para assumir esse cargo e trabalhar para a melhoria da nossa cidade.

Blog - Nas andanças pela periferia de Fortaleza enquanto repórter policial, o que te deixava mais triste e o que te deixava mais feliz?

Paulo Sadat Oliveira - O que me deixava mais triste era noticiar jovens serem assassinados por causa de brigas de gangues, por causa de dívidas com o tráfico de drogas e acidentes de trânsito. Ver uma juventude sendo perdida é muito deprimente. O que me trazia alegrias era ver o reconhecimento do meu trabalho e ver que as pessoas viam nas reportagens uma oportunidade de serem mostradas e tinham esperanças que os órgãos responsáveis se sensibilizassem com as suas situações.

Blog - Quais as suas propostas para a juventude de Fortaleza, caso seja eleito vereador no dia 07 de outubro?

Paulo Sadat Oliveira - Incentivo às atividades extracurriculares, como cursos de línguas e à prática de esportes. Nossos jovens precisam ser lembrados e estarem preparados para o mercado de trabalho que vem crescendo com as empresas que estão vindo para o Ceará. Queremos nossos jovens capacitados para assumir bons cargos nessas empresas e possam estar qualificados para trabalharem em outras grandes empresas.

Blog - Caso seja eleito, qual será a primeira bandeira a ser levantada pelo vereador Paulo Sadat Oliveira? Como o candidato pretende nortear o seu mandato na Câmara Municipal de Fortaleza?

Paulo Sadat Oliveira - A bandeira da juventude com certeza. Como disse antes pretendo buscar políticas para o desenvolvimento de cursos de capacitação para os jovens, para que eles estejam preparados para o mercado de trabalho, que está cada dia mais exigente. Desde o início de minha campanha, tenho buscado apoio à população na montagem de minhas propostas e nas decisões coletivas. 

Blog - Na sua opinião, quais os principais problemas de Fortaleza? E o que merece elogio em relação a atual administração municipal?

Paulo Sadat Oliveira - Mobilidade urbana, falta de unidades de saúde e segurança são algumas das reclamações do povo e acredito que realmente sejam os principais problemas que Fortaleza enfrenta. A atual gestão municipal alcançou um bom índice de moradias populares, e ainda tendo muito que fazer, isso merece reconhecimento. Ela também investiu, mesmo que depois de 7 anos, em um hospital exclusivo para mulheres, esse é um projeto que merece elogio. Como também índices na educação e projetos sociais foram lembrados nesta última gestão.

Blog - Analise: O que é política para você? E o que podemos considerar como comunicação? As duas ferramentas podem andar juntas?

Paulo Sadat Oliveira - Política para mim é fazer das necessidades do povo soluções para os seus anseios. É poder acompanhar a luta pela felicidade das pessoas. Comunicação é levar informações para a sociedade, buscando sempre a verdade. Política e comunicação podem caminhar juntas sim. Desde o princípio do desenvolvimento de ações até a transparência dos projetos e suas aplicações.

Blog - Suas considerações finais e agradecimentos.

Paulo Sadat Oliveira - Só tenho a agradecer a minha família por acreditar em meu sonho, aos amigos e apoiadores que não seria possível estar com toda infraestrutura se não fosse essa conjuntura. Este é o primeiro passo de vários que estou trilhando no novo ciclo de minha vida. Em minhas andanças ouvi de uma moradora que o trabalho só pode ser reconhecido se tudo for feito com o apoio e aval do povo. Nada de egoísmo e soberania. O trabalho coletivo deve ser colocado em prática. Em três meses de campanha, só aprendo.

Em tempo: Agradecemos a atenção concedida a nós pelo jornalista Vicente Araújo, assessor de Imprensa do candidato a vereador de Fortaleza, Paulo Sadat Oliveira, que fez ser possível a realização dessa entrevista e que hoje estamos aqui publicando para o deleite de nossos leitores. Muito obrigado!