segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Artigo: "Cultura de Icó, tesouro mal aproveitado!", por Carlos Dias



[Grifo do Blogueiro] Pela segunda vez publicamos aqui mais um artigo do jovem icoense Carlos Dias (foto 2), que se considera de extrema esquerda e defensor das ideias anarquistas, que sempre busca uma sociedade alternativa. Na foto, ele estar num dos lugares mais lindos de Icó, localizado no bucólico Posto Agrícola, que sofre com o descaso da atual administração municipal. Com o seu inseparável cigarro, ele analisa o rumo político de nossa terra, olhando para o horizonte e acompanhado de um bom vinho. Abaixo, ele descreve um pouco sobre como está a área de Cultura e Turismo de nosso município. Confira e verás que o garoto é mesmo politizado e não politiqueiro, fruto de uma nova juventude que está surgindo em nossa cidade.

"Essa semana estava eu escrevendo um texto na aula de redação. Para ser mais específico uma crônica. Já que o tema era ''O lugar onde vivo'' decidi fazer um texto sobre a cultura. O texto foi enorme, falei sobre as construções antigas como igrejas, o nosso emblemático teatro, os sobrados e outras construções que datam do século XVIII baseados no estilo barroco da época, com vários traços do neoclássico da França, que inclusive teve muita influência para a cultura da nossa cidade, enfim...

Fico muito feliz de morar em uma cidade que nos séculos passados foi referência internacional, mas ao mesmo tempo fico muito triste em saber o quão é desvalorizada toda a nossa cultura. A prova disso é a própria Casa da Cultura da nossa cidade que está com o prédio comprometido, e visivelmente deteriorado. Além disso a nossa rodoviaria que deveria ser o ponto em que os possiveis turistas viriam nos visitar e conhecer nossa vasta riqueza cultural, está praticamente abandonada! Estrutura acabada, suja, com um andar que não funciona, além de banheiros que mais parecem chiqueiros.

Com a cultura que temos se houvesse um maior investimento do governo federal junto com o municipal com certeza teríamos um avanço muito grande, tanto no comércio, quanto na valorização geral da nossa cidade. Turistas iriam vir de todos os lugares do País para conhecer a cidade do Nordeste que foi polo do comércio e de imigrantes da França, Espanha e outros países estrangeiros. 

Quem dera, nê? Quem dera nossa cidade pudesse sair do fundo do poço, que é onde está agora e se re-erguer mais forte que nunca? Talvez isso seja possivel, aliás isso é possivel. Como? Com uma mudança na nossa sociedade como citei no texto anterior [publicado nesse Blog na última terça-feira (21)], com uma mudança nos nossos pensamentos e nas nossas atitudes, com uma educação que nos ensine a pensar e não a obedecer!

Espero que o Icó um dia se liberte dessas espessas correntes que aprisionam todos os que aqui vivem, e possamos viver de forma melhor, com menos desigualdade, mais valorização e, acima de tudo, com DIGNIDADE."