segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Aleitamento materno é tema de debate na Assembleia Legislativa

As duas Patrícias, a Lino (a esquerda) e a Leite (a direita), ladeando a atriz Maria Paula durante evento no legislativo cearense. A primeira é recepcionista do gabinete do deputado estadual Neto Nunes (PMDB). Já a segunda é a sua assessora parlamentar

A Assembleia Legislativa promoverá nesta segunda-feira (20/08), às 9h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para divulgar o XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e II Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enacs), em Fortaleza. Os eventos ocorrerão de 19 a 23 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

A iniciativa da solenidade é da deputada Bethrose (PRP), presidente da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Rede Brasileira de Bancos Humanos, Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano e o Ministério da Saúde.

“O aleitamento materno traz diversos benefícios ao bebê, como prevenção de infecções, diarreia, pneumonia, alergias e obesidade. Amamentar também é importante para a mulher, pois previne a anemia e diminui os riscos de desenvolver câncer de mama e de ovário. Por isso a Comissão da Infância e Adolescência apoia essa iniciativa do Encontro Nacional de Aleitamento Materno”, justifica a parlamentar.

Conforme destaca Bethrose, a solenidade também objetiva estimular a criação de projetos de lei para instituir a Semana Estadual de Doação de Leite Materno por parlamentares de outros estados. A deputada adianta que, em junho passado, apresentou o projeto de lei 97/2012 que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Materno a ser realizada anualmente em maio. A proposta está tramitando na Casa.

O evento desta segunda-feira conta com a participação da atriz Maria Paula, madrinha da Campanha de Doação de Leite Materno; João Aprígio, coordenador da Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano; e Paulo Vicente Bonilha, coordenador de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.

Foram convidados ainda os secretários municipais de Saúde e de Ação Social, hospitais que possuem maternidade, além de instituições da Rede de Proteção à Infância.

# Em tempo: Patrícia Leite é filha de Norma Grangeiro, que comandou o Centro de Nutrição Viva Criança, em Icó, durante o primeiro mandato do ex-prefeito Neto Nunes, atual deputado estadual. Na época, esse blogueiro era presidente do LEO Clube de Icó. As duas entidades realizaram, naquela ocasião, campanhas de aleitamento materno no município, com bastante aceitação por parte da população. Uma parceria que ficou marcada na história. Hoje, a sua filha participa desse evento no parlamento estadual justamente sobre o tema "aleitamento materno". 

# Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará.