domingo, 5 de agosto de 2012

A "base" por um Icó mais justo e desenvolvido

Gabriel (Jaiminho), Adriana e Jaime Júnior (faltou Sofia) / Foto: Zueira Night

Todo icoense ainda sente saudades dos tempos em que tínhamos uma primeira-dama atuante e eficiente como Tereza Evangelista, ex-esposa do ex-prefeito Aldo Monteiro (in memorian). Para muitos, ela é até hoje a melhor primeira-dama que o Icó já teve.

Esse fato está guardado na memória de muitos icoenses, principalmente, daqueles mais idosos que viram e assistiram o seu trabalho durante mais da metade da década de 1980. O trabalho desenvolvido na Secretaria de Ação Social, à época, é incontestável. Fez muito pela população pobre de Icó, ajudando o governo de seu ex-marido, que ficou conhecido também como o melhor prefeito que o nosso município já teve.

Na época, dona Tereza trabalhou juntamente com a assistente social Rita Nunes, então secretária de Ação Social do governo Aldo Monteiro. As duas fizeram um excelente trabalho a frente desse órgão, que é considerado estratégico para qualquer administração municipal. Os programas sociais eram executados a contento e o Icó era figurinha carimbada quando o assunto é "município aprovado" em qualquer premiação existente naquela ocasião.

Pois é seguindo esse exemplo que Adriana Santana, esposa do candidato a prefeito de Icó Jaime Júnior (DEM) e que governou o município icoense entre outubro de 2007 e maio de 2008, conduzirá a Secretaria do Trabalho e Ação Social. Pode ter certeza de que a mesma será uma primeira-dama presente e atuante.

Tudo o que for relacionado ao trabalho de uma primeira-dama, dra. Adriana estará na linha de frente. Os programas sociais (federais, estaduais e municipais) terão prioridade. O programa "Bolsa Família Municipal", ideia de seu marido, quando do exercício da função de prefeito interino, será executado para a alegria da população mais carente de Icó. O projeto foi interrompido com a volta do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB) ao poder, mas será plenamente concretizado a partir de janeiro de 2013, caso a oposição seja vitoriosa.

Dar plenamente para a Prefeitura Municipal de Icó destinar uma bolsa municipal de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) para famílias de baixa renda ou aquelas que vivem abaixo da linha de pobreza. Claro, obedecendo a critérios pré-estabelecidos, como crianças dentro da escola e vacinação em dia, por exemplo. É um projeto que dá sim para ser realizado, basta força de vontade política e compromisso com a população.

O programa "Bolsa Família Municipal" será apenas um de muitos que serão feitos sob as mãos competentes da odontóloga Adriana Santana, durante a sua gestão como primeira-dama de Icó.

A sua primeira ação será se envolver ativamente na Associação das Primeiras-Damas e Municípios do Estado do Ceará (APDM), com sede em Fortaleza. Nessa entidade, não temos dúvidas de que Adriana Santana será destaque.

Enfim, o seu lema será: "Bem-Estar a serviço do povo". Pode crer!