segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Tiradas do Baú"


Durante oito meses, o ex-prefeito interino de Icó, Jaime Júnior (DEM), fez mais do que muitos outros gestores municipais. A história está aí para ser contada.

A auto estima do povo icoense era sentida em todos os  quadrantes. Pena que o mesmo não obteve êxito na sua primeira tentativa em ser eleito prefeito em 2008 (pelo voto popular), quando foi derrotado pelo atual prefeito Marcos Nunes (PMDB). Os dois são candidatos novamente ao Palácio da Alforria e devem ter os seus nomes homologados em convenção durante o próximo sábado (30) e durante a próxima sexta-feira (29), respectivamente. Até que enfim alguém percebeu que não seria de bom agrado realizar os dois atos políticos no mesmo dia e ao mesmo tempo. Esperamos que estas datas prevaleçam, como já defendida aqui em outro "post".

O que se sabe, contudo, é que esta campanha política será muito disputada entre estes dois concorrentes. De um lado, o discurso da continuidade, com Oriel Nunes, Quilon Peixoto Farias, Neto Nunes e Cardoso Mota na linha de frente, puxando o bonde comandado pelo prefeito que tenta a reeleição, Marcos Nunes, e pelo seu vice, Charles Peixoto (PSD), filhos de dois ex-prefeitos.

De outro lado, o político que já tem história no município de Icó. Em apenas oito meses como prefeito interino, entre outubro de 2007 e maio de 2008, revolucionou a educação, ao entregar milhares de fardamento escolar gratuito aos alunos da rede municipal de ensino; deu uma nova cara e dinâmica a administração do Hospital Regional, ao contratar o médico Gildivan Oliveira para gerenciá-lo, limpando o empreendimento, fortalecendo o serviço público, comprando mais de 80 colchões e nunca deixando a unidade hospitalar faltar medicamentos; na área cultural realizou a maior paixão de Cristo da região e o projeto Um Mercado de Cultura (Mercado Antigo), além da I Mostra de Esquetes Natalinos; na Ação Social trabalhou incensantemente para amenizar os problemas das fortes chuvas daquele ano, projetos voltados para a juventude foram realizados e todos os programas sociais foram executados, inclusive criou o Bolsa Família Municipal; criou a Secretaria do Esporte e da Juventude; recuperou a Casa do Conterrâneo em Fortaleza; a cidade foi totalmente limpa e arborizada pela empresa de limpreza pública contratada à época; a Festa do Senhor do Bonfim de 2008 foi totalmente valorizada e a paróquia recebeu tratamento especial; Programa Brasil Alfabetizado foi concretizado nesta gestão; a iluminação das avenidas Josefa Nogueira Monteiro e Nogueira Acioly teve sua concretização finalizada; apoio total e irrestrito a todas as associações comunitárias, via Secretaria de Agricultura; foi implantado o ensino médio no Distrito de Pedrinhas; funcionalismo público totalmente em dias, bem como todos os fornecedores (foi marca de sua gestão); foi realizado o evento Janeiro da Música em parceria com o Governo do Estado; gratificação por produção dos agentes de saúde, com a incorporação de 20% em seus salários; cisternas foram construídas e entregues; energia elétrica na Serra para mais de 160 famílias atendidas; drenagem da Rua Padre Vieira (ao lado da Faculdade Vale do Salgado); Casa do Cidadão; Juventude Cidadã e muito mais.

Como percebem, muita ação foi realizada em pouco espaço de tempo. O cidadão icoense sabe perfeitamente que, nesta época, a sua auto estima estava em baixa devido aos constantes escândalos de corrupção praticados pelo governo Cardoso Mota (PSB), que realmente arruinou os cofres públicos municipais. Coube ao seu sucessor Jaime Júnior (então vice-prefeito) trabalhar duro para sanear a receita da Prefeitura Municipal de Icó.

Enfim, a eleição se aproxima e cabe a cada cidadão icoense ver quem realmente tem capacidade técnica e tino administrativo para governar o município de Icó a partir de janeiro de 2013, uma terra complexa e cheia de dificuldades e problemas.

Só esperamos que o debate sobre o Icó se sobressaia em detrimento a picuinhas eleitoreiras, violência verbal e futricas eleitorais de quem quer que seja. 

O Icó é muito maior do que qualquer nome. Temos que discutir projetos e não debater nomes. Saúde, educação e emprego devem sim nortear esta campanha política. Pense nisso!

Seja bem-vindo a campanha eleitoral 2012. O clima político já começou. Que venha as convenções municipais e um pleito tranquilo.