sábado, 23 de junho de 2012

[Mundo e Imprensa] Escândalo Watergate completa 40 anos

Durante dois anos, os jornalistas Woodward e Bernstein montam o quebra-cabeça sobre o caso, em parte graças à fonte Garganta Profunda.

Pois bem!

Um roubo fracassado, uma fonte misteriosa apelidada de Garganta Profunda e microfones escondidos foram os principais componentes do caso Watergate, que abalou os Estados Unidos há 40 anos e é o motivo pelo qual os americanos desconfiam até hoje do poder político. Em 17 de junho de 1972, dois jovens jornalistas do "The Washington Post", Bob Woodward e Carl Bernstein, ficam sabendo de um roubo misterioso na sede do Partido Democrata, em um prédio chamado Watergate, em Washington.

Cinco homens são presos com a mão na massa: este é apenas o começo do escândalo que derrubou o então presidente americano Richard Nixon (foto), obrigado a renunciar em agosto de 1974.

"Esta é a história incrível de uma presidência. O supreendente é de que forma ele estava aborrecido e triste por ser presidente", disse Woodward durante uma conferência em Washington. "Os presidentes podem fazer grandes coisas. Nixon se perdeu, não compreendeu sua função", finalizou.