quarta-feira, 27 de junho de 2012

IV Encontro Regional de Incubadoras do Nordeste

Um dos destaques da abertura do IV ERINE será a apresentação do projeto que permite que deficientes visuais do Ceará acessem os tablets por meio de leitura em braile
          Serão abertos nesta quarta-feira, dia 27 de junho, a partir das 19 horas, no Hotel Oásis, na Avenida Beira Mar, dois grandes eventos na área de Incubadoras de Empresas. A IV edição do Encontro Regional de Incubadoras de Empresas no Nordeste – IV ERINE e o III Seminário de Incubadoras de empresas do Ceará acontecem até sexta-feira, dia 29. Com a organização das Incubadoras de empresas afiliadas à Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará – RIC, o tema será “Incubadora de Empresas-Plataforma do Empreendedorismo Inovador”.
          Na abertura, um dos destaques será a apresentação do projeto que permite que deficientes visuais do Ceará acessem os tablets por meio de leitura em braile. A iniciativa está incubada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e será apresentada pela cantora Kátia Oliveira, consultora do projeto. 
          No evento, haverá debates sobre empreendedorismo e negócios inovadores, considerados essenciais para promover o alinhamento da região nordeste com o restante do país. Serão discutidas, ainda, ações do governo para o setor, propriedade intelectual e transferência de tecnologias e o trabalho das Agências de Fomento a das Fundações de Amparo à pesquisa.
         Outro destaque da programação é a “Mostra de Produtos Inovadores e Tecnológicos” que reunirá todas as incubadoras afiliadas à RIC (Rede de Incubadoras de Empresas do Estado do Ceará). Entre os principais projetos estão: o Quadriciclo agrícola (Uma alternativa para tornar acessível à mecanização na agricultura familiar), a Piscis (Realiza o aproveitamento das vísceras de tilápia para transformação em ração balanceada para suínos e aves, produção de biodiesel ou sabão), a Bioclone (Produção de mudas através do processo de clonagem), Produção de Queijo Desidratado e outros como empresas que trabalham com artes plásticas e design de jóias.
          O IV ERINE vai discutir a subvenção econômica e o apoio direto aos empreendedores já que o principal desafio para as incubadoras está no financiamento. Ary Marques, presidente da RIC, reclama que o Ceará é o único estado em que os governos não investem nas incubadoras de empresas. “A existência das incubadoras traz diversos ganhos como desenvolvimento de novos produtos, geração de emprego e renda e aumento na arrecadação de impostos”, explica o Prof. Ary.
          Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer ações voltadas para incubação de negócios de alto potencial de crescimento, particularmente, sobre a gestão de incubadoras e modelos de acompanhamento de propostas de negócios.

Serviço: IV Encontro Regional de Incubadoras do Nordeste (ERINE) /  III Seminário de Incubadoras de Empresas do Ceará
Data: 27, 28 e 29 de Junho de 2012
Local: Hotel Oásis, Avenida Beira Mar, 2500 - Meireles.
Mais informações e inscrições: Tel: (85) 3366 - 9983 - Site: www.ric.org.br/erine

# Com informações do jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação, responsável pela Assessoria de Imprensa do evento.