terça-feira, 12 de junho de 2012

Forricó na mira da Justiça!

O tradicional Forricó, festa popular realizada pela Prefeitura Municipal de Icó, está ameaçado.

Desde 1993, ainda no primeiro ano do segundo mandato do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD), que esta festa popular vem sendo realizada com dinheiro público oriundo da Prefeitura Municipal de Icó. Isso é fato!

Em 2012, a festança comemora os seus 20 anos de existência. Anualmente, o Forricó reúne centenas de forrozeiros no Largo do Theberge, considerado área de preservação histórica por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Daí, o problema detectado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Icó, gerida pelo correto promotor Luciano Tonet. O assunto foi levantado e o juiz assinou o pedido de liminar em desfavor do município icoense e a favor do Ministério Público local.

Sobre este assunto, temos um comentário pessoal acerca deste imblóglio. 

Acreditamos que não está em jogo, no fundo, a questão da localização do Forricó, considerado o maior evento de forró da região Vale do Salgado. O que está prevalecendo é o quesito político-partidário.

Como todos sabem, o Forricó sempre é realizado no mês de julho. E, em todo ano de eleição como este, temos as "conversas de bastidores". Se é possível ou não acontecer uma festa desse porte em plena efervescência da campanha eleitoral. Para muitos, o evento contribui para enaltecer a candidatura de quem ora administra o município. Ou seja, o prefeito de plantão ou outros que já passaram pelo Palácio da Alforria.

O ideal é fazer a cada eleição municipal, o que o prefeito Agenor Neto (PMDB) fez em Iguatu em suas duas postulações políticas e agora quando está em jogo a sua sucessão. Lá, o Iguatu Festeiro é sempre realizado no mês de agosto. Só que durante anos eleitorais, a tradicional festa iguatuense é transferida e antecipada para o mês de junho, bem antes do início das convenções municipais. Por que isso não foi feito em Icó?

Nesse caso, concordamos com o nosso promotor. O Forricó pode sim configurar "ganhos eleitorais" para o atual prefeito icoense (postulante à reeleição), saindo em desvantagem os outros pretensos prefeituráveis.

Como sugestão, é "proibir" a subida do prefeito Marcos Nunes (PMDB) ao palanque do Forricó. Quem quiser fazer campanha política que utilize os outros espaços do local. Afinal, a festa popular é de todos e tem dinheiro público envolvido. Mas, daí acabar com o evento festivo já é querer se autoprojetar em cima de um caso que com certeza não terá apoio da população, tanto situacionistas, quanto opositores.

Deixar de realizar o Forricó é a gota d'água. Reconhecemos que a festa é sim excelente para a nossa cidade. Gera emprego, o comércio prospera, o turismo aumenta e o povo se satisfaz. Afinal, lazer também faz parte da vida das pessoas. 

Por tudo isso, o Blog diz "não" ao impedimento do Forricó 2012, festa popular tão bem arquitetada pelo ex-secretário e genro do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, o advogado Fernando da Escóssia, ainda por volta de 1993 e mantida pelos prefeitos subsequentes.

# Em tempo: A Prefeitura Municipal de Icó mantém a data da realização do Forricó 2012. A festa acontece entre os dias 03 e 08 de julho. Vale lembrar que uma única vez, a festa foi realizada em outro local, que não a "Praça do Forricó". Foi durante o primeiro mandato do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB). Nesse ano, o Forricó foi transferido para a Avenida Josefa Nogueira Monteiro, por conta das obras e intervenções feitas pelo IPHAN no Largo do Theberge. Vamos ver até onde esta novela irá. Aguarde mais informações.